segunda-feira, 26 de abril de 2010

SUL-BRASILEIRO E SELETIVA 2010

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA REVISTA NÁUTICA

** Gentilmente enviada por Lars Grael

Definidas em Florianópolis as equipes do Mundial e do Europeu de Optimist

Martin Lowy e Gabriel Elstrodt ficam com os primeiros lugares para o Mundial e vice-versa no Sul-brasileiro

Vagas para o Mundial e para o Europeu de OP foram definidas em Florianópolis

Os cinco nomes que representarão o Brasil no Mundial de Optimist da Malásia já estão definidos. Martin Lowy (SP), Gabriel Elstrodt (SP), Felipe Rondina (DF), Leonardo Lombardi (RJ) e Claudia Mazzaferro (SP) já vinham entre os cinco primeiros desde quinta-feira e confirmaram o resultado ontem (sábado), no último dia do 32o Sul-brasileiro em Florianópolis. A competição terminou em uma raia pouco convidativa, com ventos que não ultrapassaram os oito nós de sudoeste, e com os 123 velejadores saindo do mar de Jurerê em torno das 16h15, embaixo de muita chuva e frio.

“Hoje (ontem) foi o pior dia, sem dúvida; a raia estava muito difícil, mas consegui um quinto e um segundo lugares e terminei bem”, fala Martin, que, além de conquistar a primeira vaga da Seletiva, calculada levando-se em conta também o Brasileiro da classe, ficou em segundo lugar no Sul-brasileiro. “Foi um campeonato complicado, com muita chuva e frio. Treinei alguns fins de semana aqui em Jurerê, mas não esperava ir tão bem”, diz o campeão do Sul-brasileiro, Gabriel Elstrodt, o Catotinha, que conquistou a segunda vaga para o Mundial.

Felipe Rondina, o Filé, terceiro colocado no Sul-brasileiro e na Seletiva, conta que se esforçou muito para se manter entre os primeiros neste último dia de vento muito rondado: “Acho que a competição teve um nível técnico bastante alto. Se não fosse isso, eu teria me saído ainda melhor”. Aos 13 anos de idade, Leonardo Lombardi, que ficou com a quarta vaga da Seletiva, fala sem modéstia: “Já esperava minha classificação, porque, desde que comecei a velejar, há três anos, venho treinando e me dedicando para chegar no Mundial”.

A quinta e última vaga para o Mundial ficou com Claudia Mazzaferro, que desde o começo acreditava na classificação: “Minha classificação, só com o Brasileiro, foi muito boa, em segundo lugar. Aqui era só manter um bom desempenho”. Além das cinco vagas para o Mundial da Malásia (28 de dezembro a 8 de janeiro), três velejadores e uma velejadora se classificaram para o Europeu da Polônia (2 a 10 de julho) e dez garotos e duas garotas para o Norte-Americano do Canadá (26 de junho a 4 de julho).

O primo de Claudia, o catarinense Mario Mazzaferro, saiu da raia bem chateado com a classificação para o Europeu: “Tive outro péssimo dia”, resumiu, sem querer se estender na conversa. Ele viu a vaga do Mundial escapar sexta-feira, quando foi desclassificado após um protesto vencido por Breno Abdulklech, do Rio de Janeiro. E nem quer saber de Europeu ou Norte-americano: “Eu queria era ir para o Mundial”, insiste.

Juliana Duque ficou com a única vaga do Europeu, mas admite que queria mesmo era ir para o Mundial: “É uma pena, mas a competição da Polônia me interessa, primeiro porque será minha última competição no Optimist; segundo, porque lá as meninas largam separadas dos meninos, o que é bem melhor”, analisa a baiana. Luiza Barreto e Júlia Correa, ambas do Rio de Janeiro, se garantiram no Norte-americano: “Já esperava me classificar, mas podia ter sido um campeonato menos sofrido, com mais vento e menos chuva e frio”, reclama Luiza.

Doze regatas estavam previstas para o Sul-brasileiro, mas as condições de tempo permitiram a realização de apenas sete. Quarta e quinta-feira as coisas se complicaram tanto, que foi possível realizar apenas uma regata. Sexta-feira a meninada foi contemplada com três regatas em um dia de forte vento sul e muito frio. Ontem protestaram na raia, querendo mais do que as duas regatas realizadas sob vento fraco e 19 graus de temperatura, com sensação térmica ainda mais baixa.

Atletas de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Bahia, Paraná e Pernambuco tornaram a sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento, um centro de novos talentos dessa que é a classe inicial da vela. Dela participam crianças e adolescentes que têm até 15 anos de idade.

Um desses talentos é o “filho de peixe” Nicholas Grael, que terminou o Sul-brasileiro em nono lugar e garantiu a terceira vaga para o Norte-americano. O pai Lars Grael aplaude: “Estou muito feliz com o desempenho do meu filho, e mais feliz ainda de estar outra vez aqui em Jurerê, raia onde conquistei meu primeiro campeonato de Tornado, em 1982, e onde comecei a namorar a Renata, minha esposa, em 1994.

Na categoria Estreante, destaque para o campeão Breno Kneipp, o vice-campeão Thomas Rodrigues e o terceiro colocado Yan Toigo, os três de Porto Alegre. Os três atletas de Florianópolis melhor colocados foram Daniel de Matos (22º), Flávio da Costa Neto (35º) e Maria Luíza Rupp (41º), do ICSC. O Sul-brasileiro contou com apoios da Marinha do Brasil, VIF, Ocean Blue e NOB. No endereço www.flicker.com estão fotos do evento, feitas por Sérgio Vignes.

Confira quem garantiu as vagas para a Seletiva, os respectivos clubes e pontuações (resultado completo em www.abco.com.br):
Mundial
1º - Martin Lowy (YCSA/SP) – 69
2º - Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) – 78
3º - Felipe Rondina (ICB/DF) – 79
4º - Leonardo Lombardi (CNC/RJ) – 97
5º - Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) – 108

Europeu
6º - Rafael Monteiro (CICP/PE) – 109
7º - Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) – 118
8º - Tiago M. Brito (CDJ/RS) – 127
10º - Juliana Duque (YCB/BA) – 139

Norte-americano
9º - Mario Mazzaferro (ICPB/SC) – 130
11º - Eric Belda (CCSP/SP) – 140
12º - Nicholas Grael (ICB/DF) – 144
13º - Elizeu da Silva (ICLI/PR) – 147
14º - Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) – 162
15º - Lucas Farina (ICRJ/RJ) – 173
16º - Luis Mergel (CDJ/RS) – 169
17º - Thiago Splettstösser (CDJ/RS) – 181
18º - Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) – 194
19º - Kim Vidal (YCB/BA) – 214
21º - Luiza Barreto (ICRJ/RJ) – 235
30º - Júlia Correia (CNC/RJ) – 325

Confira os primeiros colocados no Sul-brasileiro, os respectivos clubes e pontuações (resultado completo em www.abco.com.br):
Veterano:
1º- Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) – 16
2º- Martin Lowy (YCSA/SP) – 20
3º- Felipe Rondina (ICB/DF) – 23
4º- Kim Vidal (YCB/BA) – 23
5º- Tiago Brito (CDJ/RS) – 32
6º- Leonardo Lombardi (CNC/RJ) – 34
7º- Elizeu da Silva (ICLI/PR) – 36
8º- Rafael Monteiro (CICP/PE) – 39
9º- Nicholas Grael (ICB/DF) – 42
10º- Eric Belda (CCSP/SP) – 44
14º - Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) – 54
20º - Juliana Duque (YCB/BA) – 64
21º - Luiza Barreto (ICRJ/RJ) – 67

Estreante:
1º- Breno Kneipp (CDJ/RS) – 05
2º- Thomas Rodrigues (CDJ/RS) – 07
3º- Yan Toigo (CDJ/RS) – 10
4º- Luisa Basso Schilling (CDJ/RS) – 16
5º- Clara Villaça Penteado (ICRJ/RJ) – 17
6º- Bryan Mathew Luiz (CDJ/RS) – 20


PARABÉNS A TODOS!

BONS VENTOS!!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário