quinta-feira, 10 de junho de 2010

VELEJADOR "CRAQUE" DO OPTIMIST - "CRAQUE" TAMBÉM NO LASER


Pódio também nas ondas do mar





Rodrigo Mendonça desbanca 26 adversários e leva título do Cameonato Sudeste em Búzios

Representante do DF em provas da Classe Laser 4.7, o velejador Rodrigo Mendonça, de 16 anos, garantiu o ouro no Campeonato Sudeste, realizado no último final de semana, em Búzios, no Rio de Janeiro. Após quatro dias e de 10 regatas, o único candango desbancou 26 oponentes.

Além do desafio de velejar em ondas que chegavam a quase dois metros de altura e de ter sido desclassificado na segunda prova do circuito por queimar a largada, o atleta do Cerrado teve ainda a difícil tarefa de impedir o avanço de adversários de peso, como é o caso do paulista Alexander Elstrod e do carioca Matheus Giada. “O que me dificultou um pouco porque não tenho experiência em mar. Mas isso não foi nada que me impedisse de ganhar”, gaba-se Rodrigo, que, com o recente triunfo, lidera o ranking brasileiro da modalidade.

O diferencial para assegurar a vitória foi o fato de ter sido campeão do Pré-Olímpico, realizado em março, no Lago Paranoá, onde enfrentou os melhores velejadores de todo o país por uma vaga na equipe permanente de Vela Olímpica. “Em Brasília existem todos os tipos de vento, sendo um dos lugares mais difíceis de velejar no mundo. Mas quem consegue velejar aqui, consegue em qualquer lugar do mundo”, destacou Mendonça, parafraseando Robert Scheidt, um de seus ídolos no esporte.

Depois da comemoração, Rodrigo Mendonça dará continuidade a maratona intensiva de treinos, já que os objetivos para a temporada são audaciosos. Na lista de metas a serem traçadas estão inclusos o campeonato europeu em Londres, na Inglaterra, e o Mundial, na Tailândia, ambos para o segundo semestre. A última disputa, no entanto, irão apenas os 10 primeiros de cada país, onde será contabilizado a colocação no Brasileiro e do Sul-Americano, ambos já realizados.

Na primeira competição, Rodrigo ficou em oitavo e, na seguinte, em sexto. “Vou com tudo”, garantiu o velejador, que treinará nas terças, quintas e sextas-feiras a tarde, e todo o sábado e domingo.

Nada de marolas – Rodrigo Mendonça é um dos atletas mais respeitados e conceituados na modalidade pela Capital Federal devido a boa qualidade técnica no esporte que pratica há seis anos. Uma de suas metas é correr no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro no próximo ano, no qual, com uma boa pontuação se classifica para as Olimpíadas de Londres, em 2012. “É bem pretensioso, mas estamos aí. Também se não der, vou me preparar mais para 2016”, conclui Rodrigo.

Cortesia da Redação do Jornal Alô Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário