terça-feira, 10 de agosto de 2010

CAMPEONATO BRASIL-CENTRO 2010

1º AR - BRASIL- CENTRO 2010



AVISO DE REGATA
Autoridade Organizadora: Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Diretoria Náutica
1. AUTORIDADE ORGANIZADORA
O Evento será organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Diretoria Náutica, em colaboração com a Associação Brasileira da Classe
Optimist (ABCO) e apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo(FEVESP) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
2. REGRAS
2.1. O Evento será disputado sobre as seguintes regras:
a) Regras Internacionais para Regatas a Vela da ISAF 2009-2012 (RRV);
b) Regras e regulamentos da IODA (RC);
c) Regras e regulamentos da ABCO;
d) Este Aviso de Regata (AR);
e) As Instruções de Regata (IR) e suas alterações e complementos;
f) As Instruções de Regata Complementares (IRC) e suas alterações e complementos;
2.2. As prescrições da CBVM serão aplicadas.
2.3. O Evento será considerado categoria C, de acordo com o regulamento 20 da ISAF; Todos os
competidores poderão ser obrigados a exibir propaganda dos patrocinadores do evento, em ambos os lados do casco, junto à proa, de acordo com o regulamento 20.3(d) (i).
2.4. As Instruções de Regata (IR) estarão disponíveis por ocasião das inscrições.
2.5. Os barcos deverão obrigatoriamente exibir uma bandeira vermelha de acordo com a segunda sentença da RRV 61.1(a). (Alteração da RRV 61.1(a) (2)).
2.6. Um barco obrigado a exibir uma bandeira deverá fazê-lo enquanto estiver em regata e deverá informar à Comissão de Regatas na linha de chegada, assim que chegar, o numeral do(s) barco(s) sendo protestado(s). (Alteração da RRV 61.1(a), terceira sentença).
3. PROPAGANDA
O campeonato é classificado como um evento da categoria “C”, de acordo com o Regulamento 20 das Regras da ISAF.
4. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÃO
4.1. O campeonato será aberto a todos os barcos da classe optimist nas categorias veterano e estreante, que estiverem de acordo com o regulamento 19 das regras de regata da ISAF 2009-2012 e o Regulamento Geral da ABCO. Os velejadores não poderão ter a data de nascimento anterior a 1994.
4.2. Serão elegíveis, apenas os velejadores que tiverem o seu certificado de medição válido e que estiverem regulares com a anuidade da ABCO 2009. Estes dois itens serão checados pela página oficial da ABCO.
4.3. As inscrições deverão ser feitas utilizando-se o formulário oficial, em anexo, segundo as condições abaixo:
a) Os formulários de inscrição deverão ser entregues até às 12hs do dia 04/09 na secretaria do evento, juntamente com os seguintes documentos:
AVISO DE REGATA
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
Autorização assinada por pai ou responsável.
Cópia de RG ou Certidão de nascimento
Cópia da carteira ou contrato de plano de saúde (Recomendado, não obrigatório)
4.4. Até 01/09, a inscrição poderá ser efetuada via email e pago a taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) no dia 07/09 na secretaria do evento;
4.5. Após 02/09, a taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cento reais) e só poderá ser paga na
secretaria do evento.
5. PROGRAMA
5.1. Dias e horários de competição:
DATA ATIVIDADE:

04/09/2010 (Sábado 8 às 11hs Recpção e Inscrições
11h Cerimônia de Abertura
11:30h Reunião de Comandantes
13h Regatas do dia

05/09/2010 (Domingo)
12h Regatas do dia

06/09/2010 (Segunda)
12h Regatas do dia

07/09/2010(terça)
12h Regatas do dia
16H Premiação

Nº de Regatas veteranos Regatas por dia:
12 (doze) regatas, máximo três (03) por dia, considerando válido o campeonato com a realização de cinco (05) regatas.
5.3. O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia será às 13hs para o dia 04/09 e para os demais as 12hs.
5.4. No último dia de regata, terça-feira dia 07/09, nenhum sinal de atenção será feito após as 15hs;
5.2. Ultrapassando o número de 90 embarcações, a Flotilha será dividida em duas baterias.

6. INSTRUÇÕES DE REGATA
Estarão à disposição dos competidores na Secretaria do Campeonato e serão entregues no momento da confirmação da inscrição.

7. LOCAL
O Brasil Centro Seletiva 2010, será disputado de 04 a 07 de setembro de 2010, com sede na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Diretoria Náutica;
8. PERCURSOS
Será utilizado preferencialmente percurso trapezoidal utilizado pela classe Optimist.
9. PONTUAÇÃO
Será utilizado o sistema linear de pontuação (item A4 do Apêndice A das Regras da ISAF).

9.1. VETERANOS e ESTREANTES
9.1.2. Quando menos de cinco (05) regatas tiverem sido completadas, não haverá descarte;
9.1.3. Quando de seis (06) a oito (08) regatas tiverem sido completadas, haverá um (01) descarte, excluindo o pior resultado;
9.1.4. Quando mais de nove (09) regatas tiverem sido completadas, haverá dois (02) descartes, excluindo os dois piores resultados; será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seus dois (02) piores resultados.
10. SEGURANÇA
10.1. Os seguintes itens são obrigatórios a partir do momento em que o velejador entra na água até o seu retorno à terra e a inexistência de cada um deles acarretará em punição conforme ítem 6.3 deste Aviso de Regata:
a) Todos os competidores deverão vestir coletes salva-vidas do instante em que forem para a água, até após terem retornado para terra. Se o colete salva-vidas for do tipo inflável, este devera estar inflado durante todo este período. Isto altera a RRV 40;
b) Cada barco deverá ter abordo um remo preso ao casco por um cabo ou elástico. (RC 4.3.c). A superfície da pá deste remo deverá ter no mínimo 0.025 m2;
c) Cada competidor deverá portar um apito preso ao colete salva-vidas (RC 4.2.a);
11. BARCOS DE APOIO
11.1. Barcos de apoio poderão ser usados sob as seguintes condições:
a) Cada barco de apoio deverá usar uma bandeira de identificação fornecida pela organização;
b) Os barcos de apoio deverão ser registrados na secretaria do evento, onde poderão retirar sua bandeira de identificação.
12. LOCAL DE PERMANÊNCIA
Todos os barcos deverão obrigatoriamente permanecer na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica, em locais designados pela organização do Campeonato.
13. PREMIAÇÃO
Serão premiados os 5 primeiros colocados na classificação geral e os 3 primeiros de cada categoria.
1º ao 3º lugar geral: veteranos
1º ao 3º lugar: veteranos mirim
1º ao 3º lugar:veteranos infantil
1º ao 3º lugar: veteranos juvenil
1º ao 3º lugar: veteranos feminino
1º ao 10º lugar: estreantes
14. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 04, decisão de competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.
15. INFORMAÇÕES
Para maiores informações entrar em contato com: Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Diretoria Náutica – Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá – Ilhabela - SP.
Diretoria Náutica: Luciana ou Leticia
Telefones / fax: (12) 3896 5330 / 3896 6737
E-mail: nautica@ilhabela.sp.gov.br
16. HOSPEDAGEM
Contados de alguns meios de hospedagem:
POUSADA MONTEMAR: (12) 3896 1643 – Janaina – ;
CHALÉS XIBAYKA: (12) 3895 8133 – Judith ou Edison – ;
POUSADA SACO DA CAPELA: (12) 3896 8020 – Bruno –
PARA PROJETOS SOCIAIS, estaremos disponibilizando escolas para alojamento desde que solicitados até o dia 01/09/10, informando o número de participantes, devendo a cada velejador, trazer roupa de cama.
O atendimento aos pedidos será feito pela ordem de recebimento.
17. BANDEIRAS
Cada flotilha poderá trazer a bandeira de seu estado para que seja içada no mastro principal do clube durante o evento.
www.montemarilhabela.com.br
www.chalesxibayka.com.br
www.sacodacapela.com.br

SECRETARIA DE ESPORTES, LAZER E RECREAÇÃO
DIRETORIA NÁUTICA
Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá - Ilhabela
Secretaria de Esportes e Diretoria Náutica – e-mail: nautica@ilhabela.sp.gov.br
Telefones: + 55 (12) 3896 5330 / 3896 6737

Secretaria de Esportes
Lazer e Recreação

BONS VENTOS!!!!

Um comentário:

  1. Caros

    Acesse o link que se segue para ver
    Copa Brasil Estreante Classe: Optimist
    11,12 e Premiação em 13 de janeiro de 2011 com fotos e clip

    http://estreanteoptimist.blogspot.com/

    Material aberto para uso (fotos e clip) ...para o esporte e divulgar o evento...
    Cordialidade do ICRJ

    Vicente Barreto

    ResponderExcluir